Mostra Lutz 2017: RESPONSABILIDADE


A 16ª edição do Programa de Educação Ambiental “Prof. José Lutzenberger”, conhecido como Mostra Lutz, incentivou em 2017 o uso de novas tecnologias entre crianças e adolescentes para falar do tema RESPONSABILIDADE. Buscando uma maior ressonância com as novas realidades e com o intuito de revitalizar o envolvimento e engajamento dos professores e estudantes, foi proposta a produção de vídeos e exposições fotográficas como ferramenta de educação e troca de experiências. 

O resultado deste trabalho foi apresentado no dia 24 de novembro, no Pavilhão da Feira de Verão, no centro do município. 


"Você, eu, todos e todas somos responsáveis!" 


A reflexão sobre  RESPONSABILIDADE na sala de aula tem como objetivo estimular o desenvolvimento de processos pedagógicos capazes de despertar e reforçar em crianças e jovens as bases fundantes de governança e autonomia para a tomada de decisões éticas e assertivas em prol do desenvolvimento de uma sociedade ambiental e socialmente mais justa, coerente, honesta e integra.


As fotos e vídeos mostraram ações realizadas em 28 escolas municipais, estaduais e particulares de Garopaba que tratam do tema RESPONSABILIDADE, e vão desde o enfrentamento ao bullying, passando pela alimentação saudável, o plantio de mudas, responsabilidade no trânsito, até o descarte responsável de resíduos sólidos. Com base no trabalho dos professores e estudantes, a Mostra Lutz propõe a difusão de processos de responsabilidade para suas respectivas famílias e daí para toda a comunidade.



A Mostra Lutz se desenvolve há 16 anos em Garopaba a partir da parceria entre Secretaria Municipal de Educação de Garopaba, Fundação Gaia e Projeto Ambiental Gaia Village, com apoio da Fundação Evoluos. No dia 24 de novembro, os visitantes puderam também interagir com projetos de outras instituições parceiras que apresentaram tecnologias inovadoras na área de educação e meio ambiente. 


CENAS DA MOSTRA LUTZ 2017

















Confira mais FOTOS da Mostra Lutz 2017 clicando AQUI


Essa edição da Mostra Lutz contou com a participação de estudantes de três escolas estaduais de Garopaba que apresentaram os resultados das reportagens sobre resíduos sólidos propostas pelo Programa Jovens Repórteres do Meio Ambiente, uma iniciativa da Foundation Environmental Education - FEE, promovida pelo Instituto Ambientes em Redes - IAR e facilitada pelo Gaia Village, em Garopaba.