Criando Comunidade no Caminho da Sustentabilidade

Fruto da parceria do Gaia Village e Gaia Home no âmbito da Rio+20 recebemos o educador Filipe Freitas da Ecovila Terra Una de Minas Gerais. Freitas é consultor nas áreas de educação para a sustentabilidade e desenvolvimento humano. Integra a equipe do Programa Educação Gaia em Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Educação Gaia é curso baseado em um currículo criado pelo consórcio internacional de educadores conhecidos como GEESE (Global Educators for Sustainable Earth) que há 11 anos desenvolvem currículos e cursos em design e desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis. O programa combina investigação teórica com trabalho prático, empoderando indivíduos, organizações e comunidades com o conhecimento necessário para o redesenho sustentável de suas realidades. Seus educadores têm as Ecovilas mais bem estabelecidas do mundo como sua fonte de inspiração.
 Filipe trouxe essa experiência para compartilhar com os educadores que fazem a Mostra Prof. José Lutzenberger acontecer em Garopaba. No dia 05 de dezembro, reuniram-se no Gaia Village, dirigentes, professores representantes das escolas municipais de Garopaba, coordenadores pedagógicos da Secretaria de Educação e consultores da Mostra.
                          
O dia foi facilitado com dinâmicas e intervenções visando despertar e expandir o senso de comunidade em seus diversos níveis: social, cultural ambiental e econômico. Apresentou e debateu ferramentas que auxiliam na organização e vitalização de grupos de forma que sustentem uma visão comum e gerem uma atmosfera colaborativa para serem capazes de dialogar na diversidade.
                           
Para os professores, o dia foi de reflexão sobre as reais possibilidades de fortalecer vínculos, nutrir relações e tomar decisões de forma participativa usando princípios da liderança circular com uso de comunicação não violenta.
                                
Depoimento de alguns educadores participantes do workshop:
 Foi maravilhoso e produtivo, especialmente neste final de ano, quando todos estão cansados.  A gente parou e teve a oportunidade de rever nossos acertos e erros com possibilidades de melhorarmos. Saímos mais centrados e mais cientes do que queremos e podemos fazer”. Profa.  Tânia Vieira – Diretora da EM Constância Ferreira Lopes

“ Foi uma experiência gratificante que nos orientou para melhor convivência com colegas e a resolvermos situações de conflito do cotidiano”.  Prof. Zulmar Amorim –EM Norberto Ferreira

“Um dia proveitoso e diferente do que esperávamos. Oportunidade para desligarmos  das questões rotineiras  e  nos conectarmos com nosso eu interior. Foi propiciado momentos de autoconhecimento individual e em grupo.” Profa. Ana de Souza – Diretora da EM Maria Ferreira Couto.

“O  workshop propiciado pela Mostra Lutz foi uma oportunidade de vivenciar momentos de reflexões, interrogações, trocas de experiências e dinâmicas simples e diferenciadas que trouxeram sentimentos únicos e sensações que muitas vezes são desconhecidas por nós mesmos (medo, insegurança, ansiedade etc)... Com certeza todos nós retornamos do encontro mais fortalecidos e esclarecidos nas questões de como trabalhar de forma coletiva para o bem comum para uma boa vivencia em comunidade”. Luciane Nunes – Coordenadora Pedagógica da EM Jandira da Silva


Filipe nos relembrou da importância do  trabalho em equipe, quando  devemos  focar nas  habilidades que destacam-se em cada  sujeito, levando em consideração sua vocação para determinadas tarefas.  Ressaltou que  também precisamos estar atentos ao nosso “eu”, pois as atitudes/ações externas dependem do nosso autoconhecimento.  Dessa forma nos fez refletir sobre nossas ações no dia a dia, tanto no meio profissional quanto pessoal. Acreditamos que este encontro nos proporcionou momentos de reflexão e descontração, relacionando nossa prática em Educação Ambiental e nossas vivências ao  tema abordado pelo palestrante. Sentimos-nos acolhidas pelo grupo de profissionais presentes”.  Profas. Maria Odete e Justirene Zanelato – Centro Educacional Ibiraquera