Programa de Educação Ambiental Mostra Prof. José Lutzenberger é tema de Pesquisas de Mestrado

A Mostra Lutz, programa de educação ambiental, realizado há 11 anos em Garopaba, pela conjunção de esforços da Secretaria Municipal de Educação, Fundação Gaia – Gaia Village e AMA vem despertando crescente interesse da comunidade acadêmica.

Ananda Casanova, acadêmica do Curso de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS, focará sua pesquisa na análise da trajetória do Programa, enquanto uma rede, e os meios de consolidação dos processos educativos, visando identificar como se configuram as práticas ambientais no cotidiano escolar.   

                                           

Maurício Studt, do Curso de Pós- Graduação em Ciências Ambientais da UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, pretende abordar a relevância da educação ambiental crítica na formação do sujeito ecológico para o ecodesenvolvimento, enfocando a Mostra Lutz como processo que instiga e valoriza a formação de cidadãos para um olhar reflexivo e proativo na busca de uma sociedade mais justa e equilibrada, através da ação local. Para tal, o mestrando propõe desenvolver ferramentas na área de comunicação que potencialize e amplie o alcance do trabalho realizado em Garopaba, tendo professores e estudantes como protagonistas na criação de vídeos sobre as práticas desenvolvidas pelas escolas no contexto do Programa Mostra Prof. José Lutzenberger.