Projeto Frutificar da Escola Especial Renascer

Alunos e equipe pedagógica da Escola Especial Renascer desenvolvem o Projeto Frutificar que visa promover maior interação escola / comunidade e melhorar a qualidade do meio ambiente urbano com o plantio de árvores frutíferas e nativas no bairro.

O projeto contempla desde a coleta de sementes, produção das mudas, os cuidados no viveiro da escola até que a planta atinja o estagio de ser transplantada para o local definitivo; o plantio e sua manutenção aliado a um programa de adoção da comunidade das árvores plantadas. Desde o inicio do projeto mais de 700 mudas de árvores frutíferas e nativas foram plantadas nas calçadas das ruas próximas da escola. Muitas reposições ocorreram devido ao vandalismo e maus tratos (quebra de galhos, arrancadas, roubadas...)

A maior mudança esta relacionada ao conforto ambiental que o desenvolvimento das plantas irá proporcionar, a melhoria do paisagismo urbano, maior interação homem natureza, a responsabilidade ambiental.

O próximo passo é continuar a produção das mudas e plantio. A meta é aumentar o numero de residências que adotem a árvore plantada na frente de suas casas, aumentar as feiras de mudas para divulgar o trabalho realizado na escola, envolver outros bairros no projeto, envolver o poder publico; outras Escolas , associações comunitárias e ongs na campanha de plantio de árvores no perímetro urbano.

Fonte: Relatório Atividades da Escola Especial Renascer 2009