Seminario de Avaliação e Planejamento Mostra Lutz 2009



Secretaria Municipal de Educação de Garopaba reafirma compromisso com a educação ambiental no município.



Evento realizado em parceria com o Projeto Gaia Village, na Praia do Ouvidor, no dia 30 de março, pelos organizadores da 8ª Edição da Mostra Prof. José Lutzenberger – Escola Amiga do Meio Ambiente, reuniu 110 professores em torno de objetivo comum: planejar ações ambientais no âmbito escolar, com base em soluções simples e criativas que estimulam mudanças de atitudes e colaboram com a conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida de Garopaba.


Sob orientação da equipe da Secretaria Municipal de Educação, ONG AMA e da Fundação Gaia / Gaia Village, através de dinâmicas interativas desenvolveu-se um ambiente propício para a integração e troca de experiências entre diversas realidades escolares. Os professores reunidos enfatizaram a relevância deste programa de educação ambiental que há oito anos contribui na já reconhecida construção de espaços de sustentabilidade ambiental no cotidiano escolar de Garopaba.




Dentre os pontos fortes da Mostra Lutz, professores salientam a importância das Escolas potencializarem as ações que envolvem a comunidade na busca de respostas para questões locais, citando como exemplo, a implantação de hortas orgânicas e comunitárias com produção de alimento saudável e de baixo custo.
Entre as sugestões, uma marcou especialmente pela dimensão e necessidade de estudos. A possibiilidade de criação de uma política prevendo a conceção de incentivos, inclusive fiscais, à familias e/ou comunidades que desenvolvam ações ambientalmente amigáveis, como separação do lixo, compostagem de materiais orgânicos, hortas, preservação de nascentes, plantios e manutenção de essencias nativas da mata atlântica. Segundo os professores, estes são alguns exemplos de atitudes concretas que se implementadas localmente devem gerar benefícios sociais, econômicos e ambientais para toda a região.

Ao final do evento, Sali Hadres, Diretora de Ensino da SME, reiterou a importância e a responsabilidade de cada educador no estimulo, debate e promoção de ações que resultem efetivamente na criação de uma consciência ambiental, agregada ao compromisso ético e justo para com o lugar que todos vivem.