Alunos da Gamboa criam livro apartir do projeto ambiental da Escola

As oficinas de Livro Infantil integram o Empório da Mostra Lutz e são facilitadas pela pedagoga Angela Zanellato com o objetivo de despertar nas crianças o hábito da leitura, estimular a criatividade, desenvolver motricidade e aprendizagem para trabalhar em grupos.
As turmas da 2ª e 3ª serie do vespertino divertiram-se prá valer num trabalho que exigiu planejamento e cooperação.

A partir de uma pequena história, inspirada no projeto de Horta Escolar, já desenvolvido pela Escola da Gamboa, as crianças colocaram a “mão nos retalhos, botões e EVA” para criar um pequeno livro didático e informativo.

A história e as ilustrações criadas pelas crianças:


Era uma vez uma linda Escola, mas professores, merendeiras e alunos viviam tristes. Lá estudava Aninha, menina muito curiosa, que decidiu entender porque não havia alegria na Escola. Então ela começou a fazer perguntas:

Encontrou a Professora , bebendo refrigerante, e perguntou “Por que a senhora está triste?A professora respondeu que se sentia cansada e sem vontade de dar aula. E completou: acho que não sirvo para ensinar. Aninha anotou tudo num caderninho.


No recreio, indagou o colega Pedro, que demorou a responder pois estava com a boca cheia de salgadinhos. Ao responder Pedro disse : eu sinto dor de cabeça e esqueço rápido tudo que aprendo. Fico com vergonha dos colegas. Eu sou mesmo um burro. E Aninha escreveu esta resposta também.


Na volta para casa, Aninha encontrou Dona Joana, a merendeira da Escola, esperando o ônibus. Dona Joana estava de mau humor e quando Aninha se preparava para uma pergunta, ela foi logo dizendo: não estou para conversa. Cansei de cozinhar e ninguém comer. Aninha foi embora mas antes anotou o que a merendeira mau humorada disse.



Em casa, sozinha no quarto, Aninha leu as anotações e teve uma grande idéia: Já sei. As pessoas estão tristes na Escola por que estão se alimentando da maneira errada. Teremos que mudar isto.

No dia seguinte, Aninha reuniu professores, merendeiras e colegas para contar sobre sua descoberta. Todos ouviram com interesse e decidiram fazer algo para mudar os hábitos alimentares da escola.

Se vocês fossem a turma da Aninha o que fariam na Escola para que todos se alimentassem melhor e tivessem mais energia para estudar , brincar, aprender e ensinar? Crie um final para esta história.


O resultado final:
Os alunos da Escola da Gamboa sugeriram um final onde todos alunos, professores, merendeiras e pais trabalham juntos para construir uma horta no pátio escolar.